Curso de Injeção Eletrônica

  • Apresentação: – Este curso têm como objetivo ensinar os princípios gerais da injeção eletrônica, usando para isso uma demonstração de sistema genérico. No decorrer do curso serão conhecidos todos sensores e todos os atuadores existentes nos mais diversos sistema de injeção eletrônica. Para que se possa entender bem o principio geral da injeção eletrônica, que nada mais é o sistema de gerenciamento do motor, estudaremos também o principio básico do funcionamento de um motor de combustão interna (ciclo otto) 4 têmpo, bem como o principio do funcionamento do sistema de ignição. Completando essa apresentação veremos também a correta utilização de um multímetro, ferramenta importantíssima para fazer teste no sistema.
  • Aulas teóricas sobre motor: -Princípios de funcionamento do motor de combustão interna, descrição dos quatro tempos de funcionamento, sincronismo de Ignição (correia dentada, corrente do comando ou engrenagens, sistema de ignição, etc). Relação estequiométrica ideal.
  • Aulas práticas sobre o motor: – Complementação da teoria com a demonstração do que foi visto. Conhecimento das partes internas do motor, podendo com isso visualizar como ele funciona.
  • Aulas teóricas sobre injeção eletrônica: – Princípios gerais de funcionamento do sistema de injeção eletrônica, descrição de todos sensores e atuadores (como são feitos, para que serve e possíveis teste). Entendimento de circuito elétricos. Importância do sistema de injeção eletrônica na preservação do meio ambiente (emissão de gases e sistema de emissão evaporativas) higiene e segurança no trabalho.
  • Aulas práticas sobre injeção eletrônica: – As aulas práticas serão ministradas numa bancada que contém um motor de combustão interna que contêm sistema de injeção eletrônica. Nessa bancada serão realizado vários teste para melhorar a assimilação do conteúdo, também é importante para a visualização e conhecimentos dos componentes. Utilização do multímetro e scanner.
  • Equipamentos Utilizados: – Multímetro com escalas de leituras de volts, amperagens, resistência e freqüência, manômetro de pressão da linha de combustível, bomba de vácuo, bureta para teste de vazão da bomba de combustível, motores ferramentas e um scanner.
  • Prova teórica: – Para verificação da aprendizagem será realizada uma prova objetiva com todo o conteúdo do curso.

Turmas disponíveis nos turnos:

Manhã, Tarde e Noite.